O que astronomia solar tem a ver com voce?

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Conhecendo o Sistema Solar

A formação do sistema solar remonta há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Formou-se de uma gigante nuvem formada por gases e poeira cósmica, originadas de uma grande explosão e colisão de estrelas.
O tempo necessário para formação do sistema solar calcula os astrônomos, foi de aproximadamente 100 mil anos. Neste período, os átomos foram se juntando e formando os planetas, satélites e estrelas que conhecemos hoje.
O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetóide.
Muitos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nu ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua (satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra.
Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteróides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteróides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.
Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta.


Referências bibliográficas:
http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/docs_expo/SistemaSolar.pdf

Astronomia solar e o Sol

A uma distância de oito minutos-luz, a estrela mais frequentemente estudada é o Sol, uma típica estrela anã. O Sol não é considerado uma estrela variável, mas passa por mudanças periódicas em atividades conhecidas como ciclo solar. Isso é uma flutuação de 11 anos nos números de manchas solares. Manchas solares são regiões de temperatura abaixo da média que estão associadas a uma intensa atividade magnética.
O Sol tem aumentado constantemente de luminosidade no seu curso de vida, aumentando em 40% desde que se tornou uma estrela da sequência principal. O Sol também passa por mudanças periódicas de luminosidade que podem ter um impacto significativo na Terra.
A superfície externa visível do Sol é chamada fotosfera. Acima dessa camada há uma fina região conhecida como cromosfera. Essa é envolvida por uma região de transição de temperaturas cada vez mais elevadas, e então pela super-quente corona.
No centro do Sol está a região do núcleo, um volume com temperatura e pressão suficientes para uma fusão nuclear ocorrer. Acima do núcleo está a zona de radiação, onde o plasma se converte o fluxo de energia através da radiação. As camadas externas formam uma zona de convecção onde o gás material transporta a energia através do deslocamento físico do gás. Se acredita que essa zona de convecção cria a atividade magnética que gera as manchas solares.
Um vento solar de partículas de plasma corre constantemente para fora do Sol até que atinge a heliosfera. Esse vento solar interage com a magnetosfera da Terra para criar os cinturões de Van Allen, assim como a aurora onde as linhas dos campos magnéticos da Terra descendem até a atmosfera da Terra.


Referências bibliográficas:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eclipse lunar (15/06/11) observação no IFSC de Araranguá.

Na noite de ontem (15/06) ocorreu um fenômeno da natureza muito belo, que é o eclipse lunar, e os alunos da licenciatura em física tiveram o prazer de poder observar este fenômeno com os telescópios do IFSC. Os alunos Yuri Zanerippe e eu Rafael Maciel, mostramos a comunidade araranguaense os telescópios e o eclipse lunar, e explicamos como este fenomeno acontece.
Pude tirar algumas fotos que gostaria de compartilhar neste blog.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Explicando brevemente o Sistema Solar

Há teorias que tentam explicar origem do Sistema Solar, porém a mais aceita diz que a formação do sistema se deu através de uma grande nuvem formada por gases e poeira cósmica. O sistema solar é composto pelo Sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteróides cometas, meteoros entre outros. Em torno do sol, os planetas ficam. Planetas que se encontram mais próximos do sol possuem composição sólida enquanto os planetas menos próximos possuem composição gasosa. Também há além dos 8 planetas que compõe o sistema solar existem outros corpos celestes como os planetas anões exemplos, Plutão, Éris etc.
“Em janeiro de 2011astrônomos já haviam encontrado aproximadamente 50 planetas orbitando em outras estrelas. Estes planetas encontradas são tão grandes como o nosso planeta Júpiter , feitos basicamente de gás.”
Formação do Sistema Solar:

Referências bibliográficas: